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  • Foto do escritorDuda da MLC Studio

Como atrair a atenção do seu público usando Marketing Imobiliário!

Atualizado: 26 de mar.


Construir audiência com marketing imobiliário nas mídias sociais não é tarefa fácil, ainda mais com a concorrência cada vez maior pela atenção do público.


Neste post, vamos te ensinar o primeiro passo para aprender a conquistar a audiência do seu público e criar engajamento nas mídias sociais através do Marketing Imobiliário.


Se seu objetivo é aumentar a quantidade de seguidores engajados, melhorar a interação com as publicações do seu negócio e se posicionar no mercado, siga os passos abaixo para aumentar as chances de sucesso.


Antes de tudo entenda: não basta sair por aí gerando um monte de conteúdo sem sentido ou sem ligação direta com os serviços que sua empresa oferece.

1. Determine o perfil do seu potencial cliente: Criando a persona!


Para determinar perfis de clientes, você precisará criar modelos (conhecidos como Personas), para saber exatamente quais características serão exploradas durante a fase de atração. Esta Persona deve levar em consideração alguns fatores, mas os principais são:


a. Qual o gênero? Idade? Renda média?

b. Quais conteúdos seu público procura na internet? Quais livros lê? Quais filmes ele assiste?

c. Quais os sonhos e as dores(o que tira o sono) do seu cliente? Qual o principal problema que seu produto vai resolver?

d. Qual a estrutura familiar? Tem filhos, casado, solteiro?

e. Qual a profissão? Quais locais ele frequenta nos fins de semana?

f. Qual resultado seu público vai ter ao comprar o seu serviço?


Através destas perguntas, você poderá construir vários personagens, que serão utilizados como referência para o processo de criação de conteúdo.

Eis um exemplo de persona:


“A Barbara tem 32 anos, casada, advogada, mãe de 2 filhos, acabou de comprar um terreno e vai construir uma casa, realizando seu sonho de morar em um condomínio de alto padrão na sua cidade. Como quer trabalhar em casa, precisa de uma solução de projeto completa, para poder trabalhar Home Office, pois quer passar mais tempo com os filhos. Barbara frequenta os melhores restaurantes da cidade e gosta de ir ao cinema nos fins de semana com a família. Ela também pratica ciclismo e pedala aos sábados pela manhã com o marido e amigos”

Definida a Persona, você criará um conteúdo específico para atrair uma audiência similiar ao perfil da Barbara para os seus canais digitais.


Dica: Sugerimos, que a criação desta base de personas seja feita com base nos clientes que seu negócio já tem. Assim fica mais fácil entender suas dores, necessidades e construir um perfil adequado para o seu negócio.


2. Escolha os canais digitais em que vai marcar presença com sua marca


Depois de criar as personas do seu público, esta na hora de definir os canais em que sua imobiliária estará presente.


Escolhas as redes sociais que seu público utilizar e interage e crie perfis profissionais da sua empresa nelas. Fique atento para não criar muitos perfis, pois gerenciar todos eles vai dar trabalho para sua equipe.


Estes canais serão suas fontes de tráfego: lugares onde você vai captar pessoas para direciona-las a um objetivo específico ( baixar um e-book, acessar seu site, assistir a vídeo do seu escritório com dicas de Arquitetura, etc.).


Na internet você vai ter 2 tipos de fontes de tráfego: as pagas e as fontes orgânicas.


Essas fontes são o grande segredo para atrair audiência, e cada uma exige um tipo de atenção para ser utilizada. Aplicando as técnicas corretas de Marketing Imobiliário, será possível criar tráfego para seu site e gerar listas de potenciais clientes para seu negócio.


3. Defina o conteúdo que vai produzir para atrair a atenção do seu público


Agora que já tem a persona definida e os canais de comunicação, você incia a produção do conteúdo que vai utilizar para atrair a atenção, gerar engajamento e conversão para seu site.


Nesta etapa, o uso do site é crucial para a conversão: ao captar as visitas que são feitas em seu site, você pode gerar listas que serão utilizadas posteriormente para direcionar informações e conteúdo específico para o público selecionado.



marketing imobiliário funil de vendas

O conteúdo pode ser diversificado: desde postar imagens de projetos em andamento ou fotos de projetos já concluídos, acompanhados de informações relevantes para o público. Postagens de vídeos com dicas de decoração, construção e acabamento ( de preferência conteúdo produzido originalmente por sua equipe) também agregam valor ao conteúdo.


Por exemplo: aquele projeto já concluído que sua equipe mais gosta. Converse com o proprietário, pedindo autorização para fazer um filme da casa, de alguns minutos, mostrando os detalhes relevantes para o público. Neste filme, os arquitetos responsáveis falam sobre as soluções que encontraram para atender aos desejos dos clientes.


Concluindo...


O mais importante é entender que todo este processo tem um ciclo, que pode ser muito promissor a médio e longo prazo. Os resultados não vão aparecer de um dia para o outro, e lembre-se: curtidas não pagam contas!


Interagir com o público que comenta suas postagens e solicitar orçamentos é essencial para garantir a conversão de seguidores em compradores.


Se o conteúdo é relevante para o público, você terá a atenção necessária para prosseguir para as próximas etapas, e vai se destacar em relação a concorrência, construindo autoridade em sua região de atuação.


Temos um método aqui na MLC Studio que foi criado com o objetivo de promover um serviço de Marketing para Arquitetos atrativo e rentável.


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